DEPOIMENTOS

Boa tarde, estou vindo aqui apenas para te agradecer, ontem tive a notícia que consegui a aprovação na OAB e foram seus posts referente a segunda fase de penal que me ajudaram e muito nessa conquista. Não tive muito tempo para dedicar a preparação para a prova e o tempo que tive dediquei ao seu trabalho e deu certo, rs. Sou grata e queria te dar os parabéns por esse trabalho desenvolvido de forma muito bacana. Abraços.

Dayane

Agradeço muito por todo o conhecimento emitido através de seu blog, além de complementar meus estudos através dele, tive o prazer de que o senhor fizesse a correção de um simulado no ultimo exame da ordem do XXIII. Desta forma, através de suas observações, me dediquei, estudei e passei com nota 4,0 na peça e 3,95 nas questões. Mais uma vez, muito obrigada!

Gilmara

Professor Castro! Passei no exame. Creio que uma das melhores coisas que fiz foi descobrir o seu blog. Me ajudou de uma forma que não há como mensurar. Quando eu precisava andar com minhas próprias pernas para compreender a matéria acabei descobrindo todo o conteúdo que este site apresenta e não você não imagina a segurança que me deu porque vi que existia condição de me virar. Não lembro se já havia vindo agradecer. Se já o fiz, agradecer mais uma vez apenas demonstra uma enorme gratidão por ter dado condição a esta minha nova etapa de vida. Parabéns por sua vontade de ajudar as pessoas. Igualdade, solidariedade e fraternidade são definições que aprecio quando direcionadas a educação. A sociedade evolui muito assim.

Bruno

Gostaria de agradecer pela ajuda prestada. Fui aprovado nesse último exame de Ordem XXIII. Foi um exame difícil. Contudo fui aprovado. Parabéns pelo trabalho.

Tonny

Boa noite professor, gostaria de compartilhar tamanha satisfação em minha aprovação no exame XXIII da ordem dos advogados, no qual utilizei o blog do senhor como metodologia de ensino. No ultimo email, sr pediu me para compartilhar resultado, pois bem, as imagens estao em anexo! Só tenho a agradecer, foi minha primeira vez, nunca tinha feito, fico muito feliz em ser aprovado de primeira! Obr mesmo, que sr continue instruindo os futuros doutores! Assim como eu ! Obr mesmo!

Lucas

O seu website foi muito importante para a minha aprovação no XXII exame da ordem. Suas dicas foram extremamente valiosas. Optei por estudar sem fazer cursinho e me vi muito perdido, principalmente em relação às peças. Mas você conseguiu transformar algo que parecia um monstro em uma coisa muito simples. Espero que você continue ajudando muitos outros estudantes com seu website. O que me resta é apenas agradecer. Muito obrigado! Tudo de bom para você. Um grande abraço! (Obs: Na euforia da aprovação e conclusão do curso, acabei esquecendo enviar esta mensagem, mas antes tarde do que nunca.)

Raphael

Querido Professor Castro, primordialmente obrigado pelos ensinamentos! Recomendarei a todos que conheço sobre o seu incrível trabalho que faz em seu blog, considere-me seu aluno virtual. Devo admitir que fiz a peça da minha vida ontem na segunda fase do exame da ordem XXIII graças aos seus ensinamentos. Fico muito feliz com a preparação que eu tive com o Senhor e acredito que sem esta preparação direcionada eu não conseguiria ao menos saber identificar sequer uma peça. Fico muito feliz com preparo que tive, fico feliz ainda de pode partilhar tamanha satisfação, digo isso devido a prova que fiz, sustentei teses de justa causa, extinção da punibilidade e excesso de punição. Professor acredito ter realizado uma ótima prova e tudo isso com todo conteúdo preparatório de seu blog! Que deus continue te iluminando! Abraços!

Lucas

Professor Castro! Quero aqui te agradecer de coração, pois passei no XXII exame da ordem. Durante o tempo de estudos, sempre acompanhei os seus posts e me ajudaram muito. Deus te abençoe por ser essa pessoa iluminada! Que bom que existe pessoas como você!!

Rosimeyre

Professor, gostaria de agradecer pela dedicação e esforço que você despendeu para me ajudar, que culminou com a vitória no Exame de Ordem. Deus sempre coloca anjos em nossos caminhos, e você foi um deles que atravessou o meu. Obrigado por tudo.

Gil

Em 2013 , depois de mais de 20 anos, trabalhando na área de Tecnologia da Informação, decidi realizar um sonho : fazer uma faculdade de direito e me tornar advogado criminalista. Sabia que teria vários desafios, dentre eles , passar no exame da ordem. Coloquei como meta , passar antes de terminar a faculdade. Quando comecei o 5°ano, percebi que precisava me preparar com foco, mas , por causa do estágio e do trabalho , não teria tempo de frequentar um curso preparatório presencial. Decidi buscar na net , as fontes de informações, principalmente para a 2° fase do Exame. Tive a sorte de encontrar , em uma pesquisa do Google , a sua página.  Daquele dia em diante não larguei mais. Li com atenção cada dica sua, todos os ciclos de correção e todas as peças. Por fim , consegui a aprovação no XXII Exame da OAB , ainda no quinto ano , e na primeira vez que prestei o exame. Muito obrigado professor , pelas dicas , por se dedicar a repassar seu conhecimento.  Acredito que todas as pessoas que seguem sua página , são agraciadas com sua sabedoria e boa vontade em ensinar. Um grande abraço e continuarei a indicar http://www.professorcastro.com para todos os meus colegas.

Ubiratan

Mestre, comecei a estudar em um determinado cursinho, porém não identifiquei com a didática oferecida (entendia quase nada rsrs)…simplesmente desesperei…daí uma colega indicou o seu blog. Desde então, comecei a estudar seguindo suas orientações…não deu outra: Passei!!! Sou muito grata à Deus, pois, nesse desafio nossos caminhos se cruzaram. É muito lindo esse seu amor pelo magistério, sem nenhum retorno financeiro, compartilha seu conhecimento com pessoas que nunca viu. Tudo o que plantamos iremos colher, é fato, Mestre Leonardo Castro, você irá colher o melhor dessa terra. Deus te abençoe. Muito obrigada.

Thaís

Muito obrigado, grande mestre !! Minha aprovação tem uma gigantesca parcela da sua colaboração. Obrigada de coração !!

Sarah

Professor Castro, queria muito lhe agradecer por manter esta página, por fazer um trabalho fenomenal e gratuito. Desde a faculdade segui seus ensinamentos, quando cursei prática penal já acompanhava suas dicas. Quando fui realizar a segunda fase, voltei a procurar suas dicas, olhei novamente os vídeos, as postagens e procurei seguir todas. Sua didática é incrível, não encontrei em nenhum manual ou vídeo aula algo semelhante. Seguindo seus modelos, suas dicas a aprovação fica fácil. Obrigado mesmo por tudo e continue com esse belo trabalho.

José Miguel

Obrigado por ter nos ajudado, consegui a aprovação. Graças a Deus, deu tudo certo. Abraços.

João Pedro

De muito valia são suas dicas de estudos, obrigado por me ajudar a chegar na tão sonhada aprovação! Compartilhar seu conhecimento com os alunos faz toda diferença na vida das pessoas. Agradeço

Sorraila

Professor Castro meu nome é Jefferson Antonio da Silva, sou de Florianópolis e fui aprovado no exame da ordem XXII, não conhecia seu trabalho até então, conheci por meio de um amigo, baixei seu conteúdos para estudar, fiz o exercícios que o senhor envio para o grupo fazer, fui contemplado com essa oportunidade que nem todos tiveram, sua ajuda melhor muito para meu desempenho e aprovação no exame, são pessoas como o senhor que fazem a diferença na vida de pessoas igual a mim, seu trabalho é brilhante espero que continue pois fara a diferença na vida de tantos mais igual a mim. obrigado de coração pela ajuda o senhor é um exemplo a ser seguido :), nem uma dificuldade é grande quando se tem vontade de vencer, obrigado pela ajuda

Jefferson

Meu nobre professor Leonardo, gostaria de agradecê-lo pelo empenho e tempo dispensados a nós, na correção das pelas profissionais para o XXII Exame da OAB. O fato de meu nome estar na lista de aprovados se deve ao seu trabalho. Muitíssimo obrigado, sua ajuda foi de suma importância. Só posso agradecer e pedir para que Deus continue abençoando sua vida. Seu trabalho é motivador. Mesmo não tendo muito conhecimento, mas espelhado em seu exemplo, me dispus a ajudar alguns amigos de faculdade, que farão o XXIII Exame. Espero fazer algo semelhante ao que você fez por mim. Muito obrigado, e que Deus o abençoe sempre. Felicidades!

Davi

Boa tarde, professor. Passeeeei!! Obrigada pelas orientações, foram essenciais. Seus ciclos me ajudaram muito mesmo, tirei 4,35 na peça e 8,20 no total.  Que Deus lhe ilumine sempre e você continue com esse trabalho maravilhoso.

Beatriz

Desde o início da faculdade sempre me interessei pelo direito penal, contudo, à época do 7º período, confesso que não tinha qualquer confiança para fazer a 2ª fase do EOAB nesta área. Foi quando li seus “ciclos de correção” e devido a sutileza e facilidade com que tratava e expunha a matéria, simplesmente optei neste momento por penal para a segunda fase. Tentei, ainda no 9º período, o XXI EOAB e logrei exito na aprovação, com 8,70 pnts, graças, notadamente, aos materiais do blog. Muitíssimo obrigado, tem ajudado muitos!

Renan

Caro professor, eu me sinto muito honrado por dizer que você fez parte da minha vitória, eu o acompanho desde o XX exame de ordem, no qual fui aprovado na primeira fase, e na segunda acabei por reprovar, porém não desisti e continuei a acompanha-lo, e depois de fazer e refazer as peças e ler todos os seus artigos fui aprovado na repescagem do XXI exame de ordem, e eu tenho muito que agradecer a você, pois seu material e sua didática fantástica foram melhor do que o cursinho que eu fiz. Obrigado por tudo professor, és um grande mestre!

Francisco N.

Conheci o blog do professor no dia da 2° fase do XX Exame da Ordem Unificado, 18/09/2016, foi um domingo de manhã, estava totalmente perdido, ansioso, nervoso, o cursinho que eu fiz não me ajudou muito para aquela prova de 2° fase que em algumas horas estaria começando. Estava procurando no Google algum site, vídeo, blog que estivesse tirando as últimas dúvidas, dando seus palpites, essas coisas, não achei. Na verdade, achei, achei o blog do professor, comecei a ler e pensei “putz, se eu tivesse achado esse blog antes, teria mais chance de passar”. Fui fazer a prova, e não passei. Comecei a me preparar para a repescagem, acompanhei todas as publicações do professor, fiz os modelos de peças, li as dicas, fazia tudo, e… fui APROVADO no XXI Exame da Ordem Unificado. Por isso estou aqui, para agradecer esse trabalho tão bem feito que ajuda muita gente, obrigado professor, se eu não acompanhasse o blog tenho certeza que seria muito mais difícil de ser aprovado. Obrigado mais um vez, sucesso!

Matheus A.

Quando passei na primeira fase do XXI Exame, muitas pessoas, professores meus inclusive, disseram: agora você faz um cursinho. Não tinha condições financeiras no momento e nem disposição de encarar sala de aula, foi aí que conheci o seu trabalho no blog, foi “por acaso”. Li suas orientações numeradas em partes (I, II, etc.), fiz duas vezes cada peça, enfim, fui aprovado e estou muito feliz. Nada mais justo que deixar aqui o meu reconhecimento e agradecimento. Fiz minha parte, mas sem suas orientações e encorajamento, não teria conseguido. Foi meu primeiro exame, não sabia nem como seria cobrado na segunda fase. Muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

Evandro

Bom dia grande amigo, quero te agradecer por todo o suporte. Dividir e celebrar contigo essa imensa conquista que tive, cara, você foi peça importantíssima para essa vitória. Espero um dia poder fazer por alguém o que fez por mim, ajudar pacientemente e dividir conhecimento. Você é uma pessoa especial e generosa, Deus vê tudo isso… Conte sempre comigo.

Davi

Gostaria de agradecer pela ajuda, fui aprovada (já estava na hora, rs), depois de três exames sem obter sucesso, finalmente passei. Eu estudei pelo material do seu blog (depois de gastar uma fortuna com cursinhos nas provas anteriores), me ajudou muito pois o material disponibilizado é muito bom, bem objetivo e com o foco no que a banca examinadora exige. Eu ficava ansiosa aguardando os emails com postagens novas para estudar. Também fiquei muito feliz pois a minha prova foi idêntica a uma que o senhor postou, resultado: Tirei 4.2 na peça. Sem palavras para expressar minha gratidão. Muito obrigada.

Kelly

Professor, muito obrigado, eu consegui minha aprovação, graças a Deus e ao senhor… Acreditei na sua aposta, a minha atenção foi voltada nas peças que o senhor apostou, e o resultado foi 4,40 na peça !!! OBRIGADO !!! E um recado para quem está prestando 1 ° ou 2 ° fase, confie nesse blog, confie nesse professor.

Edson

Obrigado professor, o senhor foi um dos responsáveis pela minha aprovação. Obrigado por ter tido iniciativa. Tenho certeza que deus colocará coisas muito boas para o senhor. Abraço.

Thiago

Gostaria de agradecer ao Professor Castro pelas valiosas lições, estudei somente 30 dias antes da segunda fase em função do meu termino de curso e consequentemente minha colação, em fim, posso dizer fui APROVADO EM PENAL NA SEGUNDA FASE, apesar de não ter postado minhas peças para correção prestei bastante atenção nos comentários globais, após aca ciclo de correção consegui pontuar 4,10 na peça mais os pontos das questões obtive a APROVAÇÃO, valeu demais e espero que com esse comentário possa servir de subterfúgios, aos demais não fiquem chateados pois não perdeu-se a guerra, somente a batalha municie-se e vença aproxima, fiquem resignados mais não por muito tempo, pois tem que planejar a próxima estrategia e nocautear a Fundação Getúlio Vargas.

Luiz

Professor Obrigada eu estou extasiada agradecida a Deus e também agradecida ao Senhor pelo seu trabalho. Muito obrigada pelas noites em que o Senhor se dedicou para ajudar alunos que como “eu” tinham dificuldade. Obrigada pelas mensagens em seu blog de motivação de alerta. Professor o Senhor é D+++++ Deus o abençoe muitoooooooo e o resultado não poderia ser outro PASSEIIIII PROFESSOR e a felicidade é imensa. Obrigada  Você é um exemplo a ser seguido e eu seguirei este exemplo.

Jane

Tirei 10, nem acredito!!! Muitíssimo obrigada, professor! Eu já disse o quanto de confiança eu fui para a prova e, na hora de fazer a peça então, fiquei super segura, tava na memória tudo o que você postou, justamente porque é um material sucinto, mas completo. Te indico pra todo mundo!!!

Monalysa

Professor Leonardo. Muito grata pela sua humana iniciativa. Seu material é de qualidade sem igual. Simples, direto, aborda todos os pontos, didático e mais próximo da realidade da prova. Comprei vários manuais de prática, todos inferiores ao seu material. Modelos prontos, poucas teses e péssima didática foram pontos em comum encontrados nos livros de prática que comprei. Seu material foi fundamental para minha aprovação. Obrigada.

Andrezza

Boa tarde professor, consegui minha tão sonhada aprovação. Muito obrigado por tudo. Você e seu trabalho são sensacionais. Um grande abraço.

Guilherme

Bom dia professor. Venho te comunicar que consegui a aprovação na OAB. Com nota 8,01. Estou muito feliz, e tenho a agradecer você também, pela ajuda, pelos materiais, correções, enfim. Obrigada =D

Larissa

Professor, obrigado pelo material gratuito e pelo apoio dado em toda a caminhada na busca pela aprovação do XX Exame de Ordem, ainda não vi um material tão completo de prática penal e vídeo-aulas tão completas e objetivas para o Exame de Ordem como as deste blog. Obrigado, professor. Deus o abençoe e que o senhor possa futuramente escrever um livro nos moldes desse blog de prática penal. Um abraço! Suas aulas são excepcionais.

Matheus

Gostaria de agradecer imensamente pela forma como ministra suas aulas. Realmente é possível passar no exame da OAB sem fazer cursinho, desde que seguindo as orientações, dicas, além do excelente conteúdo jurídico fartamente encontrado no blog. Não sou um recém formando, concluí o curso há alguns anos. Já conto com 59 anos de idade, com formação em Administração e agora não sou apenas bacharel em Direito, pois consegui aprovação na 2ª fase do XX concurso, contando com a ajuda valorosa disponibilizada no blog. Nunca havia prestado exame porque como policial sou impedido do exercício da profissão. No entanto, como estou prestes a me aposentar, arrisquei pela primeira vez e como estava desatualizado, recorri aos ensinamentos do Professor Leonardo Castro, a quem sou especialmente grato por ter contribuído para o meu sucesso na aprovação.

Luiz Fernando

Passei, professor!!! Muito obrigada, você faz parte dessa conquista!

Taís

Obrigado professor, também logrei êxito! Suas dicas foram fundamentais, muito obrigado!

Felipe

Obrigado professor, o site e seus ensinamentos em geral foram fundamentais em minha aprovação, tenho certeza que suas correções e materiais disponibilizados me ajudaram a passar já na primeira vez. Sem palavras para agradecer…Fica o meu muito Obrigado!

Everson

Fui aprovado, e principalmente graças a uma excelente peça… Muito obrigado professor! Parabéns por esse trabalho, a sociedade precisa de mais pessoas assim!

Thiago

Professor, estou lhe enviando esta mensagem para lhe agradecer, graças as aulas e dicas do Senhor fui aprovado na OAB, o mundo esta precisando de mais pessoas como o sr. obrigado e um abraço.

Rebert

Primeiramente meu muito obrigado ao professor Castro, não tenho dúvidas que sem ele não teria obtido êxito na prova. Galera fiz a primeira fase do exame por brincadeira, ainda sou aluno, no caso estava no 7 semestre da faculdade, para minha surpresa passei na primeira fase ( obtive 45 pontos), como dizemos aqui pelo Ceará “foi na peinha”. E agora? Como estudar? Não sabia muita coisa das peças penais, apenas o básico, que aprendi na prática simulada em minha faculdade.( O básico do básico) Foi aí que pensei , poxa não tenho tempo de estudar ou fazer um cursinho tentarei sozinho mesmo!!! E para minha surpresa conheci o blog do Mestre, professor Castro, adorei o jeito que ele explica o conteúdo de maneira objetiva e simples, muito fácil o entendimento. Fiz todos os ciclos propostos pelo professor no blog, mandei alguns para ele corrigir, o quais foram corrigidos e o professor ainda deu dicas dos erros que tive e de como estudar para melhorar. Também refiz todos os 20 últimos exames, utilizando as táticas do professor Castro e os espelhos oferecidos gratuitamente pela FGV. Gente foi impressionante, fiz todas as questões da prova, sabendo da matéria, e o mais importante, lembrando dos ensinamentos do professor. Foram apenas 40 dias, não fiz cursinhos, presenciais nem online. Claro que não acertei tudo, mas foi o suficiente para passar. Na peça não percebi a atenuante da confissão, por isso não coloquei, não obtive a pontuação, contudo sabia muito bem onde ela estava e de como fundamentá-la, tudo ensinado pelo nobre professor no blog, ou seja, na minha humilde opinião, o professor ensinou tudo que caiu na prova e peça, se eu errei, foi por desatenção minha. No mais quero deixar meus agradecimentos ao nobre Mestre e desejar a todos o leitores do blog uma excelente prova, bons estudos!!!!

Nivaldo

Passada toda a ansiedade e depois de olhar uma meia dúzia de vezes a página da FGV, não poderia deixar de registrar meu depoimento sobre o seu trabalho. Não aguentava mais as pessoas me perguntando “já fez a OAB?”. Quando desistiram de me perguntar, resolvi fazer. Como comentei com o professor, pouco antes de fazer a primeira fase, assisti a uma semana de aulões pela internet de um famoso cursinho, mais voltado para concursos. Gostei muito e resolvi comprar o curso deles, para a segunda fase. Nem tinha ideia de como era a segunda fase, só fui mesmo ver as provas depois que passei na primeira. Li apostilas intermináveis do tal cursinho sobre teoria e, aos poucos, tive a impressão de que o material não era adaptado ao que seria exigido na prova da FGV. Comecei então uma busca desesperada pela internet, já que não pretendia (nem poderia, trabalhando e fazendo pós graduação) fazer um curso presencial, sem falar que já havia investido uma boa grana nesse curso (suaves parcelas a perder de vista…). E como já havia me formado, não conhecia ninguém que estivesse prestando também pra me dar uma luz. Foi então que encontrei o seu site e até agora tenho aquela sensação de “puxa, por que eu não conheci o professor antes????”. Por sorte tive uns dias de férias antes da prova e pude me debruçar sobre o conteúdo do blog. Pena que não tive tempo para enviar algo para correção. Já fiz muitas provas de concurso e me surpreendi com o nível de exigência da FGV na segunda fase. Mas me surpreendi mais ainda com o nível de qualidade do blog e com o cuidado do professor em auxiliar os estudantes. Depois da prova nem tive coragem de ver o espelho de correção. Não tinha muita fé de que iria passar. Mas… PASSEI!!!! E sinto aquele baita alívio! E posso dizer sem medo de exagero que DEVO MINHA APROVAÇÃO AO TRABALHO E EMPENHO DO PROFESSOR. Sem todo o conteúdo de excelente qualidade do blog, com dicas realmente voltadas à realidade da prova prática da OAB em direito penal, não teria a menor chance de passar. E passei de primeira! Sucesso total. Muitíssimo obrigada pela disponibilização de seu curso e pela dedicação de seu tempo e trabalho. Com certeza recomendarei este blog. Espero encontrar ainda outros cursos gratuitos com a mesma qualidade. Afinal, ainda tenho muito que aprender. MUITO OBRIGADA E PARABÉNS! : )

Vanessa

Hj estou aqui para agradecer a você pelo imenso apoio e dedicação dispensados a pessoas que não conhece e não te pagam nada… rsrsr Graças a Deus e a enorme ajuda do seu blog, fui aprovada de 1ª no XX Exame da Ordem. Quando li no blog que as atividades eram corrigidas individualmente, não acreditei muito, mas aí enviei minha peça e veio a correção, daí em diante nos tornamos bons companheiros. 🙂 Muito obrigada por tudo! Que Jesus te abençoe a cada dia mais.

Lívia

Foi exatamente pela ajuda dos excelentes artigos aqui publicados que consegui minha aprovação na OAB! Sou muito grata!!!!!

Fabiana

Olá, professor e colegas e futuros colegas, conheci o então, blog, em 2009, quando estudava para Prova, me foi muito útil, na informação e no acompanhamento das noticias, que na época eram bem dissonantes frente a recente unificação do exame. Passei e hoje com muita alegria vejo que o projeto se consolidou e continua ajudando outras pessoas. Obrigado, hoje atuo na área criminal e estou praticamente formado em sociologia pela UFRGS. Sorte a todos e nunca desistam que a vitória é certo o que muda é o tempo de cada um…. Fraterno Abraço

Cristiano R.